segunda-feira, 18 de agosto de 2008


Tenho-me interrugado muitas vezes sobre a seguinte expressão: "A inocência das crianças".
Esta expressão, ou coisa parecida, leva-nos a uma outra reflexão motivada por uma outra expressão: Quem é o culpado das crianças serem "más". "Más", aqui significa, fazerem birras, amuarem, não ligarem aos pais ou ao "outro", baterem nos pais, quando eles estão na chamada 3ª idade?
Estas e um sem fim de questões, assaltam a minha cabeça quando reflito sobre o tema.
Continuando em busca da resposta, encontramos uma frase, não sei se celebre, mas de alguém, isso sim, celebre: "Se cuidassemos mais das nossas crianças, não seria necessário ocupar-nos tanto com os adultos". (a ideia, não o texto literal, é de Socrates, o pensador da antiga grécia, claro).
Juntando A+B, leva-me a uma pequena conclusão: Se as crianças são inocentes e se nós não tratamos delas, então nós somos os culpados das birras, dos mau tratos, e das coisas afins ou derivadas.
É caso para dizer, da giria: "bem feita".
Já respondia a minha avó quando eu chorava das "sapatilhadas", a alguém que, aflito dizia: "não batas na criança (eu, claro)": "Vale mais chorar ele agora, que eu mais tarde".
Tenho saudades da minha avó, com ou sem, "molho".
Fiquem com esta e Boa Semana.

Sem comentários: